domingo, 6 de setembro de 2015

ENXAQUECA E TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou SPM


ENXAQUECA

Ela pode aparecer por vários motivos, mas, no desejo de querer eliminá-la vale qualquer tentativa. Um dos causadores desta horrível sensação vem dos cítricos: a laranja, limão, mexerica, lima, ponkan. Também o chá preto, chá mate, café e chocolate. O chocolate até poderia consumir, mas, somente os amargos ou meio-amargo, no entanto, se puder evitar, melhor.

Existe um tipo de enxaqueca que tem fator mitocondrial, ou seja, o problema é encontrado no interior das células do corpo por motivos de desnutrição e pode ser tratado por um médico especialista (ortomolecular) através de vários exames de minerais. Em outras tentativas pode valer à pena fazer alguns testes.

Tente primeiro retirar os cítricos por um tempo, esses cítricos têm uma substância chamada: oxopomina que é vasodilatadora (dilata as veias, é uma espécie de aumento da pressão das veias) e isso colabora para desenvolver a enxaqueca. O café é uma bebida vasoconstritora (contrai os vasos sanguíneos, diminui a pressão), melhora a dor de cabeça, mas, dependendo da pessoa faz efeito contrário, mesmo porque ele é muito ácido também, tem baixo pH.


Mas o ideal para quem quer eliminar a enxaqueca deve tirar tudo o que tem cafeína: o chá mate, café, chocolate ao leite, os chás escuros, o chá verde (neste contém cafeína), pimentas, vinho, queijos curados (amarelos) e banhos muito quentes.

ALIMENTOS ALIADOS DA TPM OU SPM (SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL)

Os alimentos que irão reduzir os efeitos da TPM são:A banana, nozes, os feijões, lentilha, o que for verde escuro como a couve, o brócolis, azeite de oliva, azeitonas reduzem as cólicas e a retenção de líquidos que causam o inchaço. A falta de MAGNÉSIO no corpo ocasiona uma cefaleia (dor de cabeça) de maior grau.

O QUE PIORA A TPM

Eliminar tudo que contém muito açúcar, muito sal, sopa pronta, embutidos, enlatados, presunto, mortadela, cafeína, álcool e gorduras.


ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL E TPM ou SPM

TPM (Tensão Pré-Menstrual) agora chamado de SPM (Síndrome Pré-Menstrual). A SPM foi subdividida em 4 pequenos grupos de sintomas a: A, H, C, D.

O grupo A é classificado pela Ansiedade (emocionais), o grupo H pelo metabolismo Hídrico (líquidos), a C pela Cefaléia (desejo de comidas, etc) e a D pela Depressão (choro, insônia, etc).


Geralmente as mulheres são como uma montanha russa hormonal é um sobe-desce o dia inteiro e todo dia, em suas emoções e sensações. Um dos pontos que vou tocar agora é com relação à gordurinhas localizadas no abdômen. Segundo a Nutricionista “Gisela Savioli” você pode estar com uma disfunção no corpo que é a resistência insulínica.

Sabe-se muito bem que a insulina é como se fosse uma chave que serve para abrir a célula do seu corpo e colocar a glicose lá dentro e que vai se transformar em energia, porque para você ter energia no corpo é necessário essa glicose penetrar nas células, pois a glicose é o alimento delas. Para entender um pouco sobre a glicose como funciona no corpo, leia o artigo deste link: DIETA CETOGÊNICA (para emagrecimento) e irá entender melhor.


O QUE ACONTECE COM O CORPO?

Essas gorduras localizadas influenciam como uma barreira nessas portas de entrada das células impedindo a entrada da glicose. Essas mulheres então sentem fadiga (que é um cansaço sem ter trabalhado, sem motivo aparente) e também muita fome.

Por esse motivo elas invadem a geladeira e o armário da cozinha consumindo bastante carboidrato e açúcar, mais claramente falando, os pães, biscoitos, bolos, bolachas, macarrão, massas em geral e os doces, pudins, sorvetes, chocolates, etc. e você já deve saber que os carboidratos (massas) no corpo irão se transformar em glicose.

Com essa saturação de glicose no sangue, a produção de insulina aumenta e com isso o corpo trabalha em ritmo acelerado causando a fadiga. Com esse excesso de glicose não conseguindo alimentar as células, só entra o necessário, ela (a glicose) é enviada para o fígado e lá vai ser transformada em gordura. Pronto, instalou-se o pneuzinho.
Aquele excesso de insulina que foi produzida por causa da glicose pode ir para os rins e automaticamente como os rins absorvem todo sódio do corpo (sal) causará um inchaço, daí então, isso irá provocar dores de cabeça ou pior, a enxaqueca.

Fontes:

Keenan PA, Lindamer LA, Jong SK. Menstrual phaseindependent retrieval deficit in women with PMS. Biol Psychiatry 1995; 38:369-77.


DICA DE SUCO ANTI-TPM


Para a TPM um suco para amenizar:
1/4 de beterraba (metade da metade)
1 fatia de abacaxi
1 maçã
Mel (se tiver)
200 a 400 ml de água filtrada (1 ou 2 copos)
Tomar 2x ao dia
obs: Senão ficar adocicado, utilize mais maçãs.

DICA DE CHÁ PARA ENXAQUECA

Chá de Gengibre

Ferva 1 cm de gengibre em 1 copo ou xícara de água por 15 minutos. Beba somente ao deitar.
O gengibre é um anti-inflamatório natural, antioxidante e alivia as dores, tem um efeito similar ao da aspirina. Também diminui enjoos, alivia gases, dores abdominais e aquece o sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares