quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GLÚTEN E TIREOIDE (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)


GLÚTEN E O INTESTINO


Os pães e os produtos fabricados com farinha de trigo refinado em geral, quando chega no intestino criam uma impermeabilidade não permitindo que as proteínas dos outros alimentos sejam metabolizadas no organismo, ainda assim, causa uma lesão no intestino por causa do glúten contido nesse trigo. A concentração do glúten está aumentada em 400% por manipulação genética.

Veja só o que pode acontecer:
Esta proteína (glúten) entra no sangue pela lesão intestinal sem ser digerida, daí o nosso sistema imunológico detecta-a como um corpo estranho e cria um anticorpo contra ela. Mas, lá na Tireoide, existe uma mesma proteína com a mesma cadeia de aminoácidos idêntica, então, destrói também a tireoide. Esse processo é chamado de ”Tireoidite de Hashimoto”.
A maioria das doenças auto-imunes começa no intestino.



O TRIGO REFINADO


50% dos brasileiros têm hipersensibilidade ao glúten e o trigo de antigamente não era transgênico.


GLÚTEN


O glúten é uma proteína composta pela mistura de outras 02 proteínas: Gliadina e Glutenina. O glúten se encontra no embrião de alguns grãos e sementes. Ele está no trigo, cevada, centeio e aveia. Algumas pessoas e cerca de 50% dos brasileiros têm intolerância ao glúten porque provoca danos na parede do intestino delgado.

Quando ingerido em excesso, o glúten provoca a diminuição na produção de serotonina, levando a um quadro depressivo até em pessoas que não tem intolerância, ou seja, que não são hipersensíveis a essa proteína. O excesso de glúten, propicia também o aparecimento de psoríase e artrite psoriática. A palavra Glúten, vem do latim: (Glue) COLA. O glúten é uma proteína de difícil digestão. Substituir esse trigo e derivados, por: Milho, mandioca, arroz.

OS PREJUÍZOS NO CORPO CAUSADOS PELO GLÚTEN


Esse glúten forma uma espécie de cola que gruda nas paredes do intestino atrofiando-o e dificultando a absorção dos nutrientes dos alimentos e causando a “doença celíaca”.

Glúten, principal proteína encontrada no trigo, cevada, aveia, centeio, malte, cerveja (todos refinados). Quanto mais refinados esses produtos forem, maior será sua concentração. Muitas pessoas têm intolerância ao glúten e não sabem.

Essas pessoas são portadoras de uma doença chamada “CELIACA”. Os seus efeitos são os distúrbios gastrointestinais como: cólicas, flatulência, diarréia, digestão lenta, peso no estomago, a barriga incha e pode ate ter sangramento interno.

O glúten causa doenças da pele, do fígado (hepática), cardíaca, causa também a “síndrome do intestino irritável”. Em quem é causado a “ataxia” (doença neurológica que provoca uma dificuldade de coordenação motora) é porque possivelmente tem intolerância ao glúten. Fazendo uma dieta para se auto-analisar e bem possível que os sintomas desapareçam. Tomar remédio sem uma dieta, é como querer apagar incêndio com um copo d’água.

Enxaqueca é um dos efeitos dessa intolerância, faça uma restrição, corte da sua alimentação as bolachas, biscoitos de trigo, recheados, pães, pizzas, bolos, centeio, cevada e aveia (refinados) e inclusive a cerveja, isso por pelo menos de 5 a 7 dias corridos. Corte tudo o que for de trigo.

Com o tempo, essa intolerância poderá causar: obesidade, resistência insulínica, alergias, doenças auto-imunes (doenças em que o organismo ataca a si mesmo), anemia, osteoporose, insônia, cansaço, indisposição, enxaqueca, hipertensão, dor articular, dor abdominal, aumento do LDL (colesterol ruim), prisão de ventre, diabetes.
Segundo o Dr. Lair Ribeiro, Médico Nutrólogo, Cardiologista e foi Professor da Universidade de Harvard, o depósito de Flúor (alógeno) no corpo e a deficiência de iodo contribuem para o aparecimento da Tireoidite de Hashimoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares