sexta-feira, 25 de março de 2016

GASTRITE, INFLAMAÇÃO NO ESTÔMAGO E RECEITAS CASEIRAS


A gastrite é uma inflamação que ocorre no estômago que causa sensações diversas desde desconforto, azia, dor, queimação, enjoo, peso no estômago e indigestão.
Os fatos mais comuns de piora dessa doença são:
O tabagismo (fumo), bebida alcoólica, açúcar, café, o leite e seus derivados, a carne vermelha principalmente por sua difícil digestão e os refrigerantes com seus inúmeros aditivos químicos que são bebidas que agridem, ferindo a mucosa  do estômago.


No intuito de se buscar um tratamento natural e possível cura, é necessário uma dieta rigorosa eliminando os pães, as massas de trigo, biscoitos, bolachas em geral, os carboidratos simples, doces, temperos fortes e praticar uma alimentação constante fracionada, ou seja, em pouca quantidade e mais vezes ao dia. A preferência é que seja mais vegetariana (vegana) com legumes, frutas e sucos. Esses alimentos, por serem consumidos crus, terão que estar bem higienizados antes.

Há também de se habituar a consumir alguns chás cicatrizantes e calmantes e talvez utilizar suplementos que induzam o corpo a produzir o suco gástrico (ácido clorídrico).
Algumas ervas utilizadas para os chás:
A Espinheira Santa é uma das ervas que mais contribui para um alívio com processo auxiliar de cura e a mais estudada por especialistas naturalistas na fitoterapia.


ESPINHEIRA SANTA
Prepare o chá, da seguinte forma:
Ferva uma xícara de (chá) de água filtrada, deposite nela 01 colher de (chá) de folhas de Espinheira Santa. Abafar por dez minutos e tomar morno meia hora antes das refeições.
A Carobinha do campo, carqueja, macela e chá de folhas de acelga também tem um bom efeito.
O óleo de copaíba pode até matar bactérias do estômago, ex.: o (H. Pylori).

Alimentos funcionais são:
Cenoura crua ralada, suco da batata, suco de mastruz.


SUCO DE COUVE (DETOX)

Fazer o suco de couve: 02 folhas bem verdes com 02 copos de água filtrada, bater no liquidificador, adicione maçã ou beterraba para adocicar este suco. Poderá  coar ou não.

REFLUXO, GASTRITE

Ao sentir incômodos como a dor da gastrite, refluxo ou até mesmo uma queimação, coloque no estômago algo que não possua muita química, ao invés de antiácidos com hidróxido de alumínio pode-se fazer receitas bem simples, naturais e caseiras para uma melhoria momentânea e um caminho para tentar se livrar dessa terrível doença.

BICARBONATO DE SÓDIO
Dissolva uma colher de (chá) de Bicarbonato de Sódio em 300 ml de água filtrada e tome em jejum.

CHÁ DE CAMOMILA1/2 colher de (chá) ou um sachê de folhas de camomila em uma xícara de (chá) de água filtrada fervente. Abafe e descanse por 10 minutos e tome morno antes de dormir.
Também o suco da batata crua alivia, antes das refeições.

Para auxiliar no tratamento evite os cítricos como o abacaxi, laranja, como também as frituras e os doces, balas, chicletes, refrigerantes, os sucos artificias, as gorduras trans (margarinas, óleos vegetais hidrogenados, enlatados. O açúcar é um prejudicial porque fermenta no estomago e causa feridas. O café, chá mate, o chá verde, todos contém cafeína que agridem o estômago.

A carne vermelha é prejudicial necessitando de ate 24 horas para ser totalmente digerida e que produz muito ácido estomacal.
Pequenas refeições ao longo do dia é uma ótima solução. Descansar 01 hora antes de ir dormir e não beber água gelada, pois, ela inibe a produção do ácido gástrico.
Outra probabilidade de redução do ácido clorídrico é, quanto mais avançada a idade, menor é a sua produção pelo organismo.

TESTE A SUA PRODUÇÃO DE ÁCIDO NO ESTÔMAGO

Tente descobrir se você tem uma produção normal da quantidade de ácido clorídrico no estômago:
Dissolva 1/2 colher de (café) de Bicarbonato de sódio em 1/2 copo de água filtrada e tome tudo. Aguarde ao menos por 5 minutos.
Se você arrotar em mais ou menos 3 minutos, está tudo ok.
Se você arrotar em mais ou menos 2 minutos, várias vezes, você tem excesso de ácido.
Agora, se em 5 minutos você não arrotar, então, está com falta de ácido clorídrico no estômago.
Um suplemento utilizado para fazer o corpo produzir esse ácido (HCL) normalmente no trato digestório é o Cloridrato de Betaína, pois, conforme a idade avançada essa produção decai muito. A única restrição é com as gestantes e pessoas com úlceras estomacais ou duodenais.

Em resumo, os procedimentos são:
1 - Fazer uma dieta alimentar que não agrida o revestimento do estômago, como os produtos industrializados, processados com adição de químicas.
2 - Comer alimentos saudáveis, leves, de rápida digestão, naturais e sem condimentos fortes.
3 - Utilizar produtos naturais que acalmem e auxiliem na cicatrização da ferida ou sensibilidade da mucosa gástrica (revestimento interno do estômago) como os chás e sucos naturais, chás verdes, etc, as saladas, os legumes crus (ralados), todos devidamente higienizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares