quinta-feira, 21 de abril de 2016

VITAMINA D3, A VITAMINA DO SOL E AS DOENÇAS AUTOIMUNES




A Vitamina D, muito discutida atualmente por conta do surgimento de inúmeras doenças nestes últimos anos e as milhares de pesquisas desenvolvidas ao longo desse tempo indicam que esta quantidade de enfermidades acontecem por sua deficiência ou insuficiência.

A VITAMINA DO SOL

No século XIX (19), por volta de 1900/1912 já se utilizavam do sol como um poderoso curativo de várias doenças até mesmo antes do surgimento dos antibióticos. Esses tratamentos curativos eram chamados de "Helioterapia".

Estes eram feitos em locais onde simplesmente se tomavam sol chamados de "solarium". Óbvio que eles tinham um procedimento correto dessa terapia de como, quando, aonde e o tempo de certo de se tomar o banho de sol.

PORQUÊ ELA É CHAMADA DE "A VITAMINA DO SOL"?

O sol possui raios solares ultravioletas chamados: UVA e UVB. Os raios ultravioletas UVB quando entram em contato com a pele produz um hormônio que, ainda é chamado pela ciência de vitamina D.


As pessoas que moram muito distante da linha do equador ou longe dos trópicos onde o sol é menos intenso, têm uma propensão maior de incidência de câncer e outras doenças como a gripe, doenças autoimunes: psoríase, esclerose múltipla, lupus, etc.
Estudos feitos com protetores solares comprovaram que eles bloqueavam os raios solares do tipo UVB que é exatamente o que vai gerar a vitamina D no corpo.

Os raios solares ultravioleta B em contato com a pele são absorvidos, depois, enviados para o fígado tendo lá uma pré-formação de vitamina D e por último este vai para os rins se transformando no hormônio D3, que ainda é chamado de vitamina D3.

Daí então ela terá uma grande ação benéfica nas células do corpo fortalecendo o sistema imunológico e evitando uma grande quantidade de doenças como se tem visto ultimamente.

A idade tem uma influência marcante na produção desse hormônio, quanto mais avançada, menor é a capacidade de produção pelo organismo porque a pele dessas pessoas perdem a capacidade de sintetizar os raios solares, por isso a necessidade de suplementação em dosagens de ao menos 5000 UI que é o mínimo para não se adquirir uma gripe.



O Raquitismo (pernas tortas e crescimento prejudicado) é uma doença infantil que acontece por deficiência de vitamina D, é uma má formação dos ossos regulada por ela. O óleo de fígado de bacalhau era, antigamente, utilizado para esta finalidade por ter uma boa quantidade dessa vitamina.

Deficiência de vitamina D3 pode causar:
Osteomalacia, Diabetes, Hipertensão, Doenças cardíacas e até câncer.

Consumir vitamina D3 no inverno será quase impossível ter uma gripe. A vitamina D3 deficiente no corpo causa processos inflamatórios no endotélio (camada interna das artérias) nas coronárias formando placas de ateromas (entupimento das artérias do coração), chamada de aterosclerose.

O sol suficiente para a produção de vitamina D no corpo deve ser de 20 a 30 minutos de exposição e não causa câncer. No entanto, o tempo excessivo poderá ser prejudicial.
O exame de sangue para diagnosticar a sua taxa no organismo é o 25-hidroxi-vitamina D e os níveis normais estão entre 50/80ng/dl.

Os ovos, carnes, peixes, leite possuem-na, mas é muito insuficiente, em torno de 10 a 20% da dosagem diária necessária, portanto, há uma necessidade de suplementar-se.

Esse tempo de exposição ao sol (20/30 min.) diários, equivale a 10.000 UI.

Veja este vídeo que dá uma prévia do que significa a importância dessa vitamina na sua saúde:



fontes:
http://www.istoe.com.br/reportagens/226714_A+PODEROSA+VITAMINA+D
http://www.news-medical.net/health/What-is-Rickets-(Portuguese).aspx
http://cristinasalesmedicinaintegrativa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares