sexta-feira, 20 de maio de 2016

FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA AO CUSTO DE R$ 6,00 E AINDA BARRADA PELO STJ

É o que a justiça de Cravinhos estipulou ao Laboratório responsável pela síntese da substância que cura o câncer a "FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA" para cobrar pela unidade da cápsula aos
pacientes (R$6,00). 

Informado dessa nota, o Prof. Dr. Gilberto Orivaldo Chierice pesquisador chefe e também dono da patente do composto não aceitou essa hipótese, pois, relatou ser um preço altíssimo e fora do seu objetivo inicial que era de distribuir gratuitamente por um órgão do governo nas redes públicas de saúde. Diante desse fato o Dr. não liberou a produção.

O Laboratório PDT Pharma que irá produzir o composto (princípio ativo) liberou uma quantidade da substância para a FURP (Fundação para o Remédio Popular), órgão do Governo do Estado de São Paulo que fará o encapsulamento para designar as cápsulas ao ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Este lote primário de 35 quilos se transformará em pelo menos 70 mil cápsulas da Fosfoetanolamina para continuação dos testes clínicos.

O Hospital "Amaral de Carvalho" na cidade de Jaú,
interior de São Paulo, que antes negava participação no recebimento, distribuição e uso em seus pacientes da Fosfoetanolamina Sintética desde a descoberta do composto, "agora" vai ser um dos centros de pesquisas da substância. O hospital informou que já está fazendo um pré-cadastro de pacientes com câncer, cerca de 100 para dar continuidade aos testes. Mas nem todos poderão participar dos testes clínicos, existe um protocolo que deve ser seguido.

Por exemplo: o paciente não poderá apresentar vários tipos de doenças como problemas do coração e outras, a preferência é de que tenha somente o câncer, qualquer tipo, para uma melhor avaliação e que também não tenha tido uma resposta positiva nos tratamentos convencionais, quimioterapia e radioterapia.

Para isso esses pacientes inscritos passarão por umatriagem médica antes de serem selecionados definitivamente. No entanto, o centro de pesquisas do hospital ainda não recebeu uma liberação definida do comitê de ética do mesmo.

Com relação aos testes clínicos que serão feitos pelos laboratórios em pacientes com câncer, três participarão, são eles: O LASSBio-UFRJ, laboratório situado no Rio de Janeiro na Universidade Federal do Rio de Janeiro-RJ, em Santa Catarina, no CIEnP e no Ceará, no NPDM, Universidade Federal.

Esses testes estão previstos em pacientes com tumores no pâncreas, próstata, mamas, pulmão, cabeça e pescoço, colo uterino, intestino, estômago, reto, pele e fígado.


Mas, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) barrou a lei que permitia a produção, distribuição e uso de
pacientes com câncer nesta Quinta-feira, 19/05/16. Na votação, seis Ministros votaram contra e quatro a favor. Isso aconteceu após a Presidente da República Dilma Rousseff ter sancionada (aprovada) a lei em Abril.

Os quatro ministros que votaram a favor disseram que a substância poderia ser usada em pacientes com situações de estado terminal.
A ação que foi julgada pelo STJ foi aberta pela AMB (Associação Médica Brasileira).
A AMB alega que não há um conhecimento científico dos efeitos benéficos e colaterais da substância e que poderia estar pondo em risco a saúde dos pacientes.

Em resumo: Por via de regra o prejuízo que essa substância iria dar aos hospitais, laboratórios fabricantes de medicamentos, clínicas médicas, exames laboratoriais, planos de saúde, consultas, etc seria de tamanho proporcionalmente grande à médio prazo.

O temor é grande na área médica, fato de prova disto foram os testes feitos com a substância pelo ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) que houve provável manipulação do composto e que não surtiu efeitos benéficos satisfatórios. O Dr. Orivaldo Chierice, criador da Fosfoetanolamina Sintética disse que ao analisá-la posteriormente encontrou várias outras substâncias que não pertenciam ao composto em sua forma original, confirmou em audiência pública, (veja o vídeo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares