segunda-feira, 6 de junho de 2016

BAÇO - ENTENDA PARA QUE SERVE ESTE ÓRGÃO DO CORPO...


A Função do Baço

Há tempos que há uma curiosidade em saber sobre a existência e as funções deste órgão no nosso corpo, o baço. Compreenda com esta breve descrição.


O Baço é um pequeno órgão de cor roxa localizado na parte superior esquerda do abdômen, tem várias funções importantes no corpo humano. Basicamente, as funções do baço como parte do sistema imunológico funciona como um filtro e um reservatório de sangue.

Baço é um órgão importante que é considerado como uma parte do sistema linfático. Este órgão está presente em quase todos os vertebrados, incluindo seres humanos e cães, e que desempenha várias funções importantes em nosso corpo.

O baço humano está localizado na parte superior esquerda do abdômen, logo abaixo do diafragma e atrás do estômago. É um órgão pequeno, não maior do que o tamanho de um punho. No feto, a função principal deste órgão é a fabricação de hemácias e leucócitos (glóbulos brancos). Após o nascimento, isto é interrompido, porém, poderá ser reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea.

A FUNÇÃO DO BAÇO

O baço humano médio é de cerca de 12 cm de comprimento, 7 centímetros de altura, quatro centímetros de espessura e pesa cerca de 150 gm. No entanto, várias condições e as infecções podem causar alargamento deste órgão, que é referido como esplenomegalia.

O baço é um órgão humano de cor roxo escuro, os tecidos dele podem ser classificados em dois tipos, polpa branca e polpa vermelha, que são responsáveis por executar algumas funções específicas. Aqui está uma breve discussão sobre a função do baço em seres humanos.

O QUE O BAÇO HUMANO FAZ?

Como já foi mencionado, o baço humano é um componente importante do sistema linfático. Ele está preocupado com a produção de linfócitos, que é um tipo de glóbulos brancos.

Descrição das funções do Baço

Pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard relataram estudos que revelam ser o baço um reservatório de grandes quantidades das células do sistema imunológico conhecidas como monócitos.

E ainda relataram que, na ocorrência de um sério trauma ao corpo, como um ataque cardíaco, um ferimento profundo ou uma invasão microbiana, o baço lança uma multidão de monócitos na corrente sanguínea para debelar a crise.

A descoberta acrescenta um novo nível de complexidade anteriormente não associado ao órgão.

Então, o baço é parte integrante do sistema imunológico humano, como os linfócitos são responsáveis pela produção de anticorpos para lutar contra os invasores estranhos.

Os anticorpos são principalmente associados com a destruição das bactérias, vírus ou quaisquer outros microorganismos ou germes, que podem causar diversas doenças. Esta função imunológica do baço é o tema da polpa branca do órgão.

A polpa vermelha do baço, por outro lado, está preocupada com a procura após as atividades de filtração, ou seja, remover as antigas ou danificadas células vermelhas do sangue do corpo.

O Baço também é responsável por agir como um reservatório de sangue a ser fornecido no momento da emergência como choque hemorrágico ou perda excessiva de sangue devido a cortes ou ferimentos.

Ao agir como um filtro, o baço reconhece, bem como remove as velhas, ou estragadas e malformadas células vermelhas do sangue. Os velhos glóbulos vermelhos são, discriminados pelos macrófagos, que são um tipo de fagócitos.

A Função do Baço 2

Outra característica importante sobre a função do baço é que ao filtrar o sangue, ou seja, ao destruir os glóbulos vermelhos velhos, conserva alguns elementos importantes como o ferro a partir deles.

O ferro é armazenado no baço como bilirrubina e ferritina. Preservado desta forma é então transportado para a medula óssea, que é o principal local de síntese de hemoglobina.

A hemoglobina é um tipo de proteína que consiste em transportar o oxigênio dos pulmões para todos os tecidos e órgãos do nosso corpo. Para além destas funções, o baço também armazena os monócitos, que é um tipo de leucócitos que ajudam engolindo e digerindo as bactérias e outros microorganismos nocivos.

DOENÇAS QUE PODEM PREJUDICAR AS FUNÇÕES DO BAÇO

Várias doenças podem causar aumento do baço e, assim, interromper as suas funções. Aumento do baço ou esplenomegalia é o principal problema de saúde associado ao órgão.

Condições como a infecção, a malária, anemia, lúpus sistemático, como câncer de linfoma, leucemia e doenças hepáticas como a cirrose pode causar um alargamento do órgão, que resulta do aprisionamento excesso de glóbulos e plaquetas. Este, por sua vez, pode aumentar o risco de outras doenças e infecções.

Às vezes, um aumento significativo no tamanho do baço pode resultar em ruptura, o que exige atenção médica imediata. Tal condição pode exigir cirurgia para remover uma parte ou o baço inteiro.

Um fato importante sobre o baço é que, embora ele executa várias funções importantes, não é um órgão vital, ou seja, humanos pode sobreviver sem o baço.

REMOÇÃO DO BAÇO


No caso de remoção cirúrgica de todo o órgão, a maioria das funções do baço são absorvidos pelo fígado e outros órgãos do corpo. No entanto, se apenas uma parte do baço é removido, o órgão pode se regenerar.

Embora possamos sobreviver sem o baço, a sua ausência pode aumentar o risco de infecções. Além disso, esse fato também pode afetar a quantidade de células circulantes no sangue e plaquetas. Isso pode debilitar o sistema imunológico de uma forma muito perigosa pelo resto da vida do indivíduo.

Portanto, o baço não deve ser negligenciado e qualquer problema deve ser atendido imediatamente, a fim de detectar as causas subjacentes.

Para isso, um entendimento sobre as funções do baço e os problemas relacionados com o órgão é muito importante e espero que este artigo tenha ajudado você a esse respeito.


Fonte primária:
http://www.vidaesaude.org/biologia-vida/a-funcao-do-baco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares