sexta-feira, 1 de setembro de 2017

CÚRCUMA, AÇAFRÃO DA TERRA, CURRY - DESINTOXICANTE



A cúrcuma é um componente da curcumina que e é muito utilizado no país da Índia há centenas de anos e está relacionado aos costumes daquele povo.

Ele é considerado um poderoso antioxidante para o corpo geralmente consumido em forma de chá, mas também muito utilizado em alimentos cozidos e como tempero em geral.


Da família do gengibre ele tem um gosto característico e de cor alaranjada. Segundo pesquisas, a cúrcuma ajuda a reduzir inchaços, destrói vírus e colabora para o não crescimento de tumores. Ele é um excelente anti-inflamatório.

Consumido como chá medicinal há milênios por vários outros países asiáticos, ajuda a manter o sistema imunológico (sistema imune) atuante sendo um grande aliado do sangue, do fígado e do estômago por ser anti-inflamatório, cicatrizante e facilitar a digestão. Diminui e até elimina as alergias, ameniza os problemas da artrite e em especial trabalha na diminuição dos inchaços nos músculos.

Na Índia é conhecido como “Curry”, já no Brasil conhecemos por “Açafrão da Terra”, “Falso Açafrão”, “Curcumina”, “Cúrcuma”.


Rico em potássio, cálcio, fósforo e sendo um tempero muito saudável ele é usado no cozimento do arroz, no feijão, em legumes, nos assados, em molhos e principalmente em forma de chás.

Para consumi-lo em forma de chá, ferve-se 02 copos ou xícaras de (chá) de água com ½ colher de (chá) de cúrcuma (açafrão) por pelo menos 10 minutos em fogo baixo (brando) e depois é só coar com uma peneira bem fina e tomá-lo morno. 02 xícaras ao dia. Se preferir dar gosto a ele acrescente cravo ou gengibre, mel, melado (melaço), limão.

Se for fazer com a raiz é só ralar em uma quantidade da colher ou a gosto. Adquirindo o costume de consumi-lo como chá todos os dias poderá sentir resultados positivos inclusive no sentido de prevenção de doenças.


Excelente para dores musculares, reumatismo, fibromialgia (dores em todo corpo), gripes e o que é melhor, sem qualquer efeito colateral por ser um produto natural.
Também melhora as cólicas, reduz artrite, fibrose cística, reduz os riscos do AVC, favorece o não aparecimento de Alzheimer e diminuindo seus sintomas.

Também é anti-inflamatório para o fígado, vesícula, úlcera no estômago, para gastrite, asma e bronquite. Utilizando ele em forma de chá pode-se adicionar mel ou melado que é bastante nutritivo e ameniza o gosto.


Para reduzir os inchaços utilize 01 porção de “Sal rosa do Himalaia”, sal grosso ou qualquer outro sal integral de preferência com 02 porções de “Curcumina” (açafrão) em um pouco de água morna para diluição. Aplique-o no local que está com inchaço, todos os dias, assim aliviará as dores e irá desinchar. Se preferir, utilize faixa de pano ou um plástico para proteger o local.

Também, uma dica para melhor absorção do desse chá pelo corpo, adiciona-se nele um pouco de pimenta-do-reino.
Misturado ao azeite de oliva extravirgem, faz-se um óleo para o corpo e será absorvido com mais rapidez pelo sistema linfático para inchaços e inflamações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares